quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Beringel: Bebé de 22 meses atropelado em olival

Um bebé, do sexo feminino, com 22 meses, está internado na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, em estado “muito grave”, apresentando um coma cerebral, vítima de um atropelado num olival, enquanto os pais apanhavam azeitona.
O acidente ocorreu na 2ª feira em Beringel, concelho de Beja, entre as 12 e 13 horas, altura em que o proprietário do olival, esteve no local para se inteirar como decorriam os trabalhos de apanha da azeitona, efectuados por diversas pessoas, de uma comunidade cigana, que por altura da campanha reside na localidade, em casa de familiares.
Segundo os dados apurados junto do Comando Territorial de Beja (CTB) da Guarda Nacional Republicana (GNR), o bebé terá ficado enrolado em agasalhos para o protegerem do frio, não se tendo o proprietário da herdade, “dado conta da sua presença”, e ao deixar o olival, presumívelmente atropelou-a, “o que poderá explicar o facto de ter deixado o local”, justificou o Major José Candeias, Porta-voz do CMT da guarda.
Os factos chegaram ao conhecimento dos militares da GNR do posto de Beringel, cerca das 15 horas, alertados pelos familiares do bebé, depois dos pais o terem transportado para o Hospital de Beja. A criança deu entrada “em paragem respiratória”, tendo sido submetido a um TAC, sendo-lhe diagnosticado um “traumatismo crânio-cefálico”, e apesar das “manobras de reanimação não recuperou do coma”, disse à Voz da Planície fonte hospitalar.
Face ao estado “muito grave”, a criança foi transportada para a UCI do Hospital de Santa Maria, onde ainda se encontra interna com “prognóstico muito reservado”, justificou.
Posteriormente estiveram na propriedade onde ocorreu o atropelamento, militares dos Núcleos de Apoio Técnico, e Investigação Criminal Territorial e de Trânsito, para “fazerem peritagens na viatura e ouvirem os envolvidos”, disse à nossa estação, o porta-voz da GNR.
O proprietário agrícola, reside em Beringel, é professor numa escola em Beja, tendo fonte ligada ao estabelecimento de ensino, revelado que “o professor e a esposa”, também ela docente na mesma escola, “não deram ontem aulas” e ao que é voz corrente “estarão ausentes até ao final da próxima semana”, abalados pela ocorrência e também como medida de evitar qualquer problema com os familiares do bebé.
Um cidadão de Beringel, ouvido pela RVP, definiu o casal de professores como “pessoas excepcionais, que não mereciam um problema destes”, justificando que é “impensável”, que fosse algo feito “com intenção”, só explicado com “desconhecimento ou descuido” do condutor.
Segundo o Major José Candeias, em função “dos dados recolhidos” foi elaborada uma “participação ao Ministério Público de Beja”, que promoverá as diligências para “apurar as causas da ocorrência”, justificando o oficial que se trata de um caso “sempre muito complicado”.
Teixeira Correia in Rádio Voz da Planicie

1 comentário:

  1. Lamento, lamento sinceramente que mais nada tenha sido dito acerca da notícia da"Radio Voz da Planície," em que põe em causa gente vítima de injúrias gravíssimas . é triste e estranho esse blogue (que visitada apesar de não ser dessa terra), mas ter por ela um especial carinho.

    ResponderEliminar

ORA ENTÃO DIGA LÁ: