segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A CARTA MAIS FALADA DO MOMENTO

Durante a tomada de posse dos Eleitos para a Assembleia de Freguesia de Beringel, que teve lugar na edificio da Junta de Fregusesia, no passado dia 23 de Outubro, o elemento eleito em 4.º lugar pela lista do Partido Socialista, António Manuel Pimentinhas Ramos, apresentou uma carta na qual apresentava as razões para renunciar ao cargo para que foi eleito, carta essa que publicamos na integra:

"Exmº. Senhor
Presidente da Junta de Freguesia de Beringel

Sempre respeitei a vontade dos eleitores, mas não posso deixar de repudiar o Comunicado entregue pelo Senhor no último dia de campanha. É de uma baixeza tremenda, o Senhor ignora todo trabalho daqueles que fizeram uma campanha sem ataques pessoais, tendo motivo mais que suficiente para os fazer.
Poderia argumentar que o Senhor:
- Ocultou à população e aos órgãos competentes, enquanto lhe foi possível, o desfalque financeiro que encontrou após a sua tomada de posse;
- Não solicitou uma auditoria às contas embora que pressionado para o fazer.
- Não lutou para que as suas promessas eleitorais de 2005 fossem cumpridas;
( Pavimentação em betuminoso entre Beringel e Penedo Gordo; Pavilhão Polivalente; Oficina/Escola de Olaria; Construção de um edifício para a Junta de Freguesia; Construção de um Centro de Noite, Colocação de MOLOK´s, etc... );
- O saneamento básico ainda não começou;
- O relvado sintético para o campo de futebol irá, como foi a Casa Mortuária, ser o último dos 4 prometidos pela Câmara Municipal para o Concelho de Beja, a ser concretizado. ( espero que seja ).
- Sabe há quantos anos vem no Vosso programa eleitoral o arranjo dos passeios da Estrada Nacional?
- As aldeias estão a equipar-se com pavilhões multiusos; e a nossa Vila? para quando?.
“Aqueles que ainda não sabemos o que fizeram ou que vão fazer”, como diz no Comunicado, já levaram o nome de Beringel de norte a sul do País, à televisão, à Expo 98, a casinos e a festas e encontros (Grupo Coral); comandaram o grupo de escuteiros ( que com enorme apreço que saúdo o seu regresso à actividade ); organizaram por vários anos as festas de Beringel; têm trabalhado para o desenvolvimento do Desporto e Cultura; fizeram o projecto do actual Parque da Vila; promovem anualmente o A.T.L durante as férias de Verão, etc...
- Ignorou o trabalho realizado por quem há anos trabalha graciosamente nas várias associações de Beringel;
- O Senhor, antes de ser presidente da Junta de freguesia pertenceu à Direcção do U.D.C. Beringelense, mas eu estive lá mais anos que o Senhor.
- Esteve os últimos 4 anos na presidência de Junta de freguesia, enquanto que eu tenho 19 anos de Direcção do Grupo Coral.
Durante os últimos 4 anos limitou-se a gerir as verbas recebidas pela Junta de Freguesia concluindo o projecto da Casa Funerária e subsidiando as obras do Património Religioso e eventos das diversas Associações.
Tem gerido mal o quadro de pessoal.
O Senhor é Presidente da única Junta de Freguesia que é Vila no Concelho de Beja mas está a transformá-la novamente em Aldeia porque não luta pelo seu desenvolvimento.
- Nas reuniões da Assembleia Municipal entra mudo e sai calado;
- Face ao exposto tenho que concluir que o Senhor tem sido um mau Presidente da Junta de Freguesia de Beringel.

Assim, não me sinto em condições para aceitar o cargo de membro da Assembleia de Freguesia para o qual fui eleito, pelo que peço a minha substituição.

Atenciosamente

Beringel, 23 de Outubro de 2009

António Manuel Pimentinha Ramos"

2 comentários:

  1. Fico muito contente por constatar que Beringel já tem uma voz para todos.
    Fico também contente por constatar que essa voz foi ouvida... afinal existem pessoas em Beringel interessadas na sua terra.
    Em relação a este post, fico triste por o António Manuel ter renunciado, mas identifico-me com os motivos e especialmente com uma frase, o associativismo é desvalorizado em Beringel, coisa que considero muito errada e geradora de apatia entre a população.
    Uma comunidade respira pelos seus movimentos associativos, as pessoas que realizam esse trabalho têm o que qualquer politico deveria também ter...a vontade de trabalhar em prol de uma comunidade melhor, sem qualquer beneficio para próprio, ficando sujeito a juizos de valor.
    Esperemos que a proactividade comece a proliferar entre os beringelenses... parabéns

    ResponderEliminar
  2. Olá a todos os ilustres leitores destas humildes palavras. Lamentavélmente só neste momento tive conhecimento desta falada carta. Esta carta não se associa bem ao perfil do signatário. Ali houve maldizeres de terceiros. Com todo o respeito que o António Manuel, ilustre concidadão, merece, considero que pelo motivo apresentado (aparecimento de um comunicado que não agradou), esta sua decisão defraudou as expectativas de inumeros eleitores que confiaram em si e em outros elementos da lista (não todos, também apareceram o(a)s penduras). Entre outras questões, é verdade que foi prometido muito, mas ilustre concidadão, não fazem todos o mesmo? Conhecendo, também o ilustre cidadão de Beja, não me parece que tenha tido intenção de referir-se a todos. Fê-lo talvez, aqueles que sendo também ilustres concidadãos(âs) na realidade nunca os(as)vi dinamizar fosse o que fosse na nossa Vila. Merecendo também todo o respeito, nunca pondo em causa a sua competência e outras qualidades, do ilustre concidadão cabeça de lista que só vi, assim como grande parte dos ilustres eleitores, durante a campanha, pergunto o que já fez pela nossa Vila? Sendo entre outras, enfermeiro de formação, podia dar vacinas e injecções aos outros ilustres concidadões, por exemplo. Portanto ilustre António Manuel, se quisermos ganhar eleições, ou apresentamos uma figura "mediática" ou um ilustre concidadão que na realidade se misture com os restantes no dia a dia. Veja-se o que aconteceu com o candidato PS à CMB nas penúltimas eleições autárquicas, o ilustre Dr Figueiredo que veio, se não erro, de Évora. Perdeu! Voltando ao nosso assunto, ao menos o ilustre cidadão de Beja, o qual provocou segundo a carta, a recusa na aceitação do cargo, mostra-se, mistura-se e também gosta de trabalhar, pena que não seja muito ajudado. Esta ajuda também podia vir dos adversários (oposição eleita) ou não estão todos os ilustres eleitos a pensar na Vila.
    Portanto, ilustre António Manuel, como fazia lá muita falta gostaria de saber se os ilustres concidadãos eleitores que o elegeram, o autorizaram a tomar essa decisão e se acha que foi a mais correcta. Essa coisa dos amuos não nos leva longe. Contudo e apesar de defraudado não amuei e apresento-lhe os melhores cumprimentos, ilustre António Manuel.

    ResponderEliminar

ORA ENTÃO DIGA LÁ: